Capítulo Final da Novela Teresa
Partilhe connosco sua opinião sobre as emoções da Telenovela Teresa no seu site preferido da TV Moçambicana. Conheça o fim da Teresa e das demais personagens que compõem esta trama.
Arturo e Lucía tentam ser felizes, só que Arturo deixa bem claro para Lucía que ainda ama Teresa.
A mãe de Teresa, chorou muito a falta de seu marido e de sua filha.
Teresa, vai em busca de Arturo e diz a ele que não se casará mais com Fernando, porque a quem ama, é ele, e diz que agora ela já tem tudo, dinheiro e o amor e pede que Arturo volte com ela. Ele manda ela ir embora, e diz para que ela desfrute do dinheiro com outra pessoa.
Refugio, mãe de Teresa, desabafa com Aurora e diz que jamais acreditava que sua filha poderia ser assim.
Cutberto consola Juana, a madrinha de Teresa, inconformada com as atitudes de sua afilhada.
Aurora, abraça a mãe de Teresa e diz que sua filha é ela, e não Teresa.
Teresa chora abraçada ao grande urso que ganhou de Arturo, e fala que mais cedo ou mais tarde eles voltarão.
Genoveva, a mãe de Paulo, que morreu no início da novela, foi parar na cadeia e as presas a irritavam e até cortou seus cabelos.
Outro que foi parar na cadeia foi o pai de Aída, o Rubén, que morre.
Fernando pede perdão para sua mãe a Oriana que ainda continuava no hospital, ele reconheceu que sua mãe tinha razão sobre Teresa, que ela só queria roubar sua fortuna.
Teresa visita Aída e conta que seu pai morreu na cadeia, mas Aída não acredita e pensa que Teresa está brincando com algo tão sério.Mariano e Aurora, que estavam na casa de Aída, falam à Teresa, para ela não colocar seus pés em seu casamento, porque ela não será bem recebida.
Arturo visita a Juana e Cutberto e fala que eles poderão adoptar um filho.
Fernando busca Teresa para reclamar o porquê que Teresa vendeu suas empresas e ela diz que ele é um "pouca coisa" e ela afirma que ele não verá mais a cor de seu dinheiro. Esperanza escuta a conversa e não se conforma que Teresa roubou o dinheiro de Fernando. Teresa confessa à Esperanza que ama a Arturo, e Esperanza não acredita nas palavras de Teresa.
Arturo viaja de carro. Enquanto dirige, pensa em Teresa e sofre um grave acidente. A polícia vai até a casa de Teresa, e comunica-a que seu marido está desaparecido.
Teresa deseperada sai à procura de Arturo, chorando muito. Os polícias acreditam que Arturo possa ter caído dentro de uma mata fechada, e Teresa pede um helicóptero, para resgatá-lo.
Fernando, arrependido pede perdão à sua mãe. Enquanto isso Teresa encontra Arturo em uma casa simples, sendo cuidado por um senhor que o encontrou machucado na mata.
Mayra e Aída choram a morte de Rubén, e Mayra diz à Aída que ela ainda tem um irmãozinho, filho de Esperanza, para lembrar do seu pai.
Lucía informa a Luisa que Arturo sofreu um grave acidente e pede que ela volte para a casa, o mais rápido possível.
Já no hospital Teresa implora para que Mariano, salve a vida de Arturo. Teresa chora ao lado da cama de Arturo e Lucía chega e a coloca para fora do quarto.
Luisa chega e abraça Lucía e pergunta como está seu irmão.
Enquanto isso, o pessoal da vizinhança onde Teresa nasceu, fazem uma festa surpresa de aniversário para Juana. Teresa chega na festa e é explusa pela sua própria mãe.
Lucía ainda no hospital, conta à Luisa que Fernando perdeu todo seu dinheiro para Teresa.
Teresa tenta se explicar para sua mãe Refugio, fala que ela está cansada por tudo que Teresa fez, e que a ambição a cegou durante a vida inteira.
Teresa pede perdão à sua mãe que a manda embora e pede para que ela nunca mais volte lá. Mesmo sendo dura com a própria filha, sua mãe chora desconsolada.
Cutberto também a manda embora da festa. Esperanza, que também estava na festa, fala para Teresa que ela não pertence mais àquele povo. Paty, diz que sempre a admirou, mas nunca imaginou que ela negaria sua família humilde.
Teresa chega perto de sua madrinha para parabenizá-la e Juana, diz que Teresa sempre a tratou como uma empregada dela, como sua costureira. Teresa se sente muito mal e sai da casa e chora muito do lado de fora.
Aurora, Luisa e Lucía, esperam a recuperação de Arturo.
O que restou agora para Teresa é apenas o túmulo de seu pai, sozinha e desprezada por todos ela chora a saudade que sente dele. Sozinha e sem ninguém ela confessa que o único que queria ela sair da pobreza e nada disso adiantou.
Luisa visita Oriana no hospital e diz que lamenta muito tudo o que aconteceu. Fernando chega e ele tenta reconciliar com ela e pede perdão.
Luisa não dá a mínima para ele, e diz que está lá no hospital porque ela quer ficar perto da mãe dele, porque ela está grávida.
Teresa, ao lado da cama Arturo, confessa que o ama e implora perdão.
Fernando fica feliz com a notícia de Luisa, e tenta voltar com ela. Luisa confessa que o amou mais que tudo, porém com a sua traíção ela deixou de amá-lo.
Mariano avisa que, Arturo acordou e deixa Lucía vê-lo e Teresa fica do lado de fora.
Luisa fala para Oriana que ela será avó.
Ao acordar Arturo só chama por Teresa, na frente de Lucía.
Aurora e Marianmo tenta fazer Teresa pensar em tudo que fez . E depois visita a mãe de Teresa e pede que ela entre com eles na igreja.
Aída, visita Teresa e diz que mudou e que não será mais a mesma, porque ela quer ser diferente. Ela compreendeu que Teresa nunca será feliz. E Teresa verá Mariano e Aurora felizes juntos. Aída é quem conta para Teresa que Fernando será pai. Ela ainda diz que Teresa tem uma bela casa, mas perdeu todos seus amigos e até sua mãe.
Chega o dia do casamento de Aurora e Mariano. Arturo vai acompanhado ao casamento com Luisa e Lucía.
Teresa, assiste o casamento do lado de fora. Um casamento muito bonito e romântico.
Aurora e Mariano viajam de lua de mel para Acapulco.
Aída vai até a casa de Esperanza para dizer que já superou o que aconteceu entre Esperanza e seu pai e pede para carregar no colo seu irmão.
Teresa busca Arturo, e chora que arrependida e confessa que quer viver para sempre ao lado dele. Arturo diz que já é tarde para tentar de novo. Ela diz que ainda o ama e que está disposta a mudar e deixar tudo para atrás para voltar com ele.
Enquanto isso, Aurora e Mariano curtindo sua lua de mel.
Arturo não acredita nas palavras de Teresa e ela diz que vai renunciar tudo para mostrar a ele que ela mudou. Chega Lucía e coloca Teresa para fora.
Arturo deixa claro para Lucía que até gosta dela, mas não a ama.
Teresa, doa todo seu dinheiro para a fundação de Paloma, a ex- mulher de Arturo. Na saída encontra com Arturo e conta para ele que ela doou tudo que tinha para recuperá-lo.
Ela fala para ele que tudo que fez foi por ambição e que pedirá perdão à sua mãe e à sua madrinha.
Arturo diz que ela feriu muitas pessoas e que ele não acredita que ela está arrependida.
Don Porfirio agora aceita Johnny e ainda pede que ele seja o gerente de sua oficina.
Teresa pede perdão novamente para sua madrinha Juana e tenta recuperar sua confiança. Ela ataca na cara de Tereza todos seus erros e não perdoa Teresa.
Dr.Hernán comenta com Esperanza que agora é o vice director do hospital, e ela conta que está grávida.
Teresa procura sua mãe e implora perdão. Teresa diz que ela deveria ter feito tudo diferente, mas não. Sua mãe diz que agora não tem mais medo dela e sim pena. Ela fala que mesmo sendo tão bonita e inteligente ela não soube aproveitar a vida do jeito certo.
Refugio pede que ela mostre que mudou com feitos e não com palavras. E pede para que Teresa demonstre com feitos reais que sim mudou, e pede respeito à sua filha.
Teresa implora nos pés de sua mãe perdão, e ela diz que ainda está muito ferida par perdoá-la.
Fernando reconhece na frente de sua mãe que o que sentia por Teresa não era amor.
Aurora e Mariano, seguem felizes em sua lua de mel. E se prometem que lutaram juntos para vencer tudo o que acontecer.
Teresa volta ao cemitério desesperada para falar com seu pai Armando, sem saber o que fazer e nem qual caminho ir. Teresa se sente perdida e chora muito. Ela confessa que teve a oportunidade de mudar e não mudou. Ela chora pelo amor de Arturo.
Teresa volta até sua casa, e até sua empregada doméstica vai embora e a deixa solitária. Ela começa pensar em tudo que fez, todo mal que cometeu.
Ao entrar em seu quarto, abraça o urso que ganhou de Arturo e vê o pequeno urso que ganhou de Mariano, caído no chão cheio de jóias, e jura que irá recomeçar.
Chorando jogada no chão, entra um homem no quarto e Teresa só repete o nome de de seu grande amor: ARTURO.
Por fim, o amor vence tudo. O arrependimento sincero faz com que o amor supere o ódio e a vingança.
Teresa e Arturo ficam juntos para sempre.